VOCÊ CUIDA DA ÁGUA POTÁVEL?

Hoje é o Dia do Meio Ambiente, dia de celebrar a criação do nosso Pai! Mas, infelizmente, a realidade é que o planeta vem sendo afetado cada dia mais com comportamentos não sustentáveis, inclusive em relação a preservação da água.
Você já parou para pensar quão importante é esse bem que Deus nos deu? Existe uma boa parte da população que sofre com a dificuldade de acesso a ele. Enquanto, por outro lado, há uma parcela da sociedade usando a água de maneira inconsciente, com grande desperdício.
Segundo a UNICEF, 6,8% das nossas crianças e adolescentes não constam com sistema de água em suas casas e 7,5% delas possuem água em casa, porém não é filtrada e não vem de fonte segura. Em contrapartida, um dado da SNIS 2018 revela que o estado do Rio de Janeiro possui o maior consumo de água, cerca de 248,3 litros por habitante. Entretanto, de acordo com a ONU, é necessário apenas 110 litros por dia de água para atender as demandas básicas de uma pessoa.
Então, como peixes que somos, queremos cuidar desse oceano junto com você. E para isso, contamos com a ajuda do João, fundador da Offgrid* e parceiro desse cardume, para nos dar (ou relembrar?) dicas tão preciosas para preservamos a água potável.
1. Desligue o chuveiro ao se ensaboar.
2. Desligue a torneira enquanto escova os dentes.
3. Desligue a torneira da pia da cozinha enquanto ensaboa as louças.
4. Reveja as suas necessidades de lavar carros, varandas, calçadas… E caso tenha, varra primeiro, retire toda a sujeira pesada com vassouras, panos e aspiradores de pó, e depois use a água. De preferência, utilizando baldes e panos.
5. A última dica é super valiosa: diminua o fluxo de água de suas torneiras e chuveiros, fechando um pouco os registros da sua casa e do seu trabalho.
Ao preservar o Meio Ambiente, estamos cuidando uns dos outros e sendo gratos pelo o que Deus fez. Vamos juntos nessa?
*A Offgrid é um projeto ambiental que desenvolve ações junto a pessoas em situações vulneráveis. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/offgridprojeto/.
FONTES: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/nobrasil/agua
https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia http://www.snis.gov.br/