5 DICAS PARA CRIAR CRIANÇAS ANTIRRACISTAS
Por: Silvana Bezerra

Em um mundo onde o racismo é uma realidade, os pais de crianças negras enfrentam muitos desafios, como o de desconstruir na mente das crianças o padrão de beleza socialmente imposto, ensinar os seus filhos a se orgulharem de suas raízes e, baseado em vivências próprias, instruir suas crianças sobre como vencer o racismo todos os dias, com os olhos Naquele que satisfará toda fome e sede de justiça.
Até que um dia essa criança vira um adulto, tem seus próprios filhos e precisa ensinar tudo aquilo que aprendeu com os seus pais: o racismo existe, o racismo é pecado e nós amamos a nossa raça, amamos a nossa história, amamos a forma admirável como todos fomos feitos por Deus. E assim, esse ciclo se repete.
Entretanto, os pais de crianças que não são negras também possuem um papel fundamental nessa luta contra o racismo: o de criar filhos antirracistas. Por isso, de acordo com o infográfico produzido pelo Instagram @escurecendofatos, trazemos orientações importantes e pertinentes para formar indivíduos com consciência racial.
1. Quando a criança só tem acesso a relações com negros onde ela, hierarquicamente, tem superioridade, o laço, por mais genuíno que possa ser, é construído com base em uma posição de superioridade. Quando esse elo é feito em um cenário que ambas estão na mesma posição hierárquica a ideia de superioridade tende a se desfazer.
2. Contar a verdadeira história da escravidão. Vários abolicionistas negros, como Luiz Gama e Maria Firmina, se quer são mencionados nas escolas.
3. Consumir entretenimento negro. Todos os meios de massa e todos os produtos da indústria cultural tem um impacto gigantesco no imaginário infantil. A cultura da mídia fornece os modelos daquilo que significa ser homem ou mulher bem-sucedido, poderoso ou impotente. E também fornece o material com que muitas pessoas constroem o seu senso de classe, etnia e raça.
4. Elas precisam entender o privilégio racial. Explique que a população negra possui os piores indicadores sociais, os menores índices de escolarização, de salários e de acesso a bens e serviços, assim como os maiores índices de mortalidade, quando comparados com a população branca. Para esse ponto funcionar é fundamental que o item 2 dessa lista esteja em curso e a criança entenda que esses índices em nada têm a ver com competência e sim com a desigualdade racial que se inicia com a escravização negra.
5. Crianças, principalmente até os 5 anos, imitam tudo que veem nos adultos. Ou seja, adulto, consuma muitos intelectuais negros, é muito importante que você entenda a visão negra do mundo para que seu ensinamento aos pequenos seja genuíno. Também parte de você dar exemplos de combate ao racismo e indignação diante de atos racistas.
Acreditamos que o Criador desse oceano tem lutado por nós e nos dado as ferramentas para fazermos a nossa parte, e uma delas é a educação.
Com essas dicas, queremos incentivar você a constantemente buscar métodos e informações sobre como educar seus peixinhos de maneira que eles possuam um caráter íntegro, justo e engajado nas causas sociais, desenvolvendo sempre o seu amor ao próximo.
*Créditos ao Instagram @escurecendofatos do qual essas dicas foram retiradas. Acesse https://www.instagram.com/escurecendofatos/.