Filho de Peixe: Disciplina


Frequentemente associa-se a palavra DISCIPLINA à CORREÇÃO, algo que sabemos bem como pais, que é necessário ser aplicado na criação de filhos.

Mas recentemente percebi uma outra conotação da palavra disciplina: a de organização, padrão, foco e persistência a uma ordem pré estabelecida. Comecei a pensar que esse conceito é importante não só na criação de filhos, mas também em outros contextos. Na verdade, essa “nova forma de disciplina” serve para instruir, ensinar e direcionar.

Uma vez que o outro tipo de disciplina - correção - é exercida após um comportamento indesejado, tendemos a entendê-lo como não sendo uma expressão de amor, já que atrelamos a palavra correção ao erro e ao fracasso. Mas é preciso pensar também que o nosso conceito de amor anda bem desviado do que se é de fato, um tanto quanto “romantizado” eu diria (rs) - tema para próximas reflexões!

Mas se pensarmos bem, a disciplina - essa sendo um padrão estabelecido antes do mal comportamento - é uma expressão genuína de amor, uma vez que protege e mostra o caminho seguro a seguir. Nesse sentido, a disciplina ganha um papel direcionador e norteador, e é indispensável para nós.

Não estou falando que devemos desconsiderar o outro papel da disciplina, mas gostaria de enfatizar que ele somente não é suficiente para imprimir um comportamento que tanto almejamos ensinar para nossos filhos.

Para jogarmos um jogo é preciso conhecer as regras e estarmos prontos -quando não atingimos o objetivo - para voltar uma casa ou ficar uma rodada sem jogar. Não é diferente na criação dos filhos: estabelecer as regras, colocar os limites e apontar as dificuldades a fim de facilitar que todos cheguem até o ponto de chegada é a questão. Mas então, o que poderia ser esse novo entendimento de disciplina? Eu diria que está mais ligado aos PADRÕES que estabelecemos. Em relação a esse contexto de criação de filhos, os padrões são importantíssimos: são através deles que as crianças vão, através da repetição, adquirir conhecimento sobre algo, o que chamamos de aprendizagem.

Na prática, é preciso estabelecer por exemplo o lugar, os horários e o tipo de alimento que seus filhos irão ter, pois esses detalhes vão construindo o que para nós se torna tão natural quando crescemos, que é a rotina. Dessa forma, os limites vão ficando claros para criança, facilitando que ela internalize as instruções.

Quem ama disciplina!

#FilhodePeixe #CriaçãodeFilhos #Infância #Crianças #Pais #Disciplina #BarbaraJesus

4 visualizações
Sobre nós

Somos uma instituição gestora de projetos e ações cristãs; com perspectiva missional, em que, toda ação ou projeto objetiva a sinalização do Reino de Deus. 

Promovemos a capacitação de agentes de transformação e oportunizando vivências em realidades transculturais. Melhorias sociais, através procedimentos de contato direto com as comunidades/famílias/pessoas atendidas, são nosso viés de trabalho.

 

Nos propomos a ser o elo entre a igreja e o campo missionário.

Instagram
Fale conosco

@ Todos os direitos são reservados a Missão peixes

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify