Sobre nós

Somos uma instituição gestora de projetos e ações cristãs; com perspectiva missional, em que, toda ação ou projeto objetiva a sinalização do Reino de Deus. 

Promovemos a capacitação de agentes de transformação e oportunizando vivências em realidades transculturais. Melhorias sociais, através procedimentos de contato direto com as comunidades/famílias/pessoas atendidas, são nosso viés de trabalho.

 

Nos propomos a ser o elo entre a igreja e o campo missionário.

Instagram
Fale conosco

@ Todos os direitos são reservados a Missão peixes

Missão Peixes a favor da pesquisa!


“A pesquisa social é um grande instrumento para conhecermos de perto, de forma científica, o que acontece nas comunidades.”

Essas são as palavras da Silvana sobre a importância da articulação entre pesquisa, ensino, conhecimento e extensão, frisando que a pesquisa deve apresentar um sentido concreto, social e pertinente.


Silvana é missionária da Missão Peixes, mestre e doutora em Educação e professora da Licenciatura em Física do CEFET-RJ. Ela conduziu uma pesquisa realizada no bairro Cordoeira, com o objetivo de conhecer o contexto da comunidade a partir do olhar das crianças, entendendo que elas são atores sociais plenos e valorizando seus processos de apropriação, reinvenção e reprodução.

Olhar a realidade com e a partir da criança no processo de construção das nossas práticas pedagógicas ainda é algo novo e desafiador. A criança continua sendo, muitas vezes, o “sem -fala”, o objeto de nossas ações, planejamentos, currículos e intenções, ainda que revestidos de teorias pretensamente “ativas”. Ter a criança como protagonista das ações ainda é um grande desafio que tentamos construir nos nossos discursos e construções práticas. (como é uma matéria, pensei em colocar uma foto da Silvana ao lado dessa fala)

A coleta de dados foi realizada através de conversas informais, grupos focais e a proposta de desenhos sobre o bairro pelas crianças. Como as crianças já são habituadas no projeto a participar de discussões coletiva, a atividade transcorreu de maneira familiar e espontânea.

Entendendo também que os desenhos são uma importante forma de registro das representações e imagens do bairro e da vida cotidiana de cada criança, a fala e a explicação também foram levadas em consideração.


Silvana nos contou que este é o primeiro trabalho envolvendo a sociologia da infância no

projeto CASA-Cordoeira, mas frisa que é apenas o início dos estudos. Ainda há muito a ser observado, analisado e estudado. A pesquisa é uma forma de respaldar o trabalho que vem sendo realizado na comunidade, socializando e dando credibilidade à Missão Peixes.

O artigo foi publicado na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade e apresentado em um congresso. Silvana desenvolve outros projetos em nossa cidade e relatou a necessidade de mais pesquisadores para produção de conteúdo como esse.

Acessando esse link você terá disponível o artigo e, no corpo deste, encontrará o e-mail para contato com a Silvana.

http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/990

#MissãoPeixes #PesquisaSocial #Educação #Artigo #CASACordoeira #CEFETRJ #Silvana #RevistaLatinoAmericanadeEstudosemCulturaeS

23 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify