UNIDADE - FERNANDO FALCÃO /MA

1/7

PROJETOS NESSA UNIDADE

logos.png

Se por um lado somos cercados de montanhas, por outro desfrutamos de uma bela mistura de planícies e planaltos, rica da bela vegetação do cerrado. Estamos falando de Fernando Falcão, no Maranhão. Terra boa!

Aqui somos lembrados todos os dias sobre o que é ser simples, como é ser humano no mais essencial da palavra. Que gente amorosa! Que gente receptiva! Aqui o tempo que se passa usufruindo de relacionamento é precioso. Um café é convite para um dedo de prosa (ou talvez dois dedos).

 

Mas nem só de belezas e de um povo acolhedor se resume Fernando Falcão. A cidade apresenta o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do nosso país. Esse índice leva em consideração a escolaridade, a renda per capita e a longevidade.

 

Andando por aqui e conversando com a população, percebemos que é um dado que representa de fato muito do que ocorre. A educação é de difícil acesso, e quando há acesso, é uma educação de baixa qualidade. O índice de analfabetismo é muito alto, alarmante. E como consequência disso, outros índices também assustam (desemprego e trabalho infantil, por exemplo).

 

Tudo isso fica ainda mais evidente nos povoados que são mais afastados do centro da cidade, mais conhecidos como sertanejos. Em alguns desses locais não há oferecimento de energia elétrica, tratamento de água e esgoto, escolas com Ensino Médio, entre outros.

 

Vendo todas essas demandas, a Missão Peixes se propôs a ser resposta a essas necessidades. Na unidade de Fernando Falcão trabalhamos através do Projeto CASA, Projeto Crescer Sertão, Projeto Atos 8 e Projeto CAES. Muito trabalho, né?