Sobre nós

Somos uma instituição gestora de projetos e ações cristãs; com perspectiva missional, em que, toda ação ou projeto objetiva a sinalização do Reino de Deus. 

Promovemos a capacitação de agentes de transformação e oportunizando vivências em realidades transculturais. Melhorias sociais, através procedimentos de contato direto com as comunidades/famílias/pessoas atendidas, são nosso viés de trabalho.

 

Nos propomos a ser o elo entre a igreja e o campo missionário.

Instagram
Fale conosco

@ Todos os direitos são reservados a Missão peixes

DIAGNÓSTICO SOCIAL - JARACATY- SÃO LUÍS - MA

É um instrumento de pesquisa sobre a comunidade em que se pretende realizar alguma ação de desenvolvimento comunitário ou aprimorar as existentes. Coleta-se dados gerais como quantidade de moradores, escolaridade, faixa etária, entre outros, que possam guiar essas futuras ações. 

Por que fazer?

Um dos princípios sobre os quais nossa ONG trabalha é o da integralidade do ser humano, ou seja, compreender e dar importância as suas diversas necessidades. Não há lógica em oferecer a alguém aquilo que ela não reconhece que lhe falta. Entendemos que isso é parte da vivencia cristã, pois assim também fazia Jesus. Nesse sentido, nasce uma preocupação: como ser de fato relevante numa comunidade, executando ações e intervenções que então sinalizarão o Reino de Deus?

Entendemos que o Diagnóstico Social é uma ferramenta para sobrepujar impressões intuitivas. Geralmente essas impressões estão mais intimamente ligadas às sensações que podemos ter ao observar cenas numa comunidade do que às realidades e necessidades mais relevantes da região determinada para a aplicação da ferramenta.

O que é um diagnóstico social?

Mostrar Mais

Comunidade do Jaracaty

Mostrar Mais

Na  comunidade do Jaracaty 2 (esta é uma notação extra-oficial, sendo uma denominação criada pelos próprios moradores, mas não reconhecida pelo Estado), São Luiz, Maranhão, está instalado um projeto intitulado Instituto Casa que vem realizando um trabalho de cunho sócio-cristão através de aulas de reforço escolar, ballet, reuniões, projeto Pinta Casa (projeto de renovação visual das casas com pintura), entre outras ações. Há 6 (seis) anos, Dhosef Gutierrez coordena a unidade no Jaracaty e compreendeu a necessidade de conhecer, com mais clareza e realismo, como é e o que pensa a comunidade em que realiza seus trabalhos.
Não  há conhecimento de nenhum levantamento de dados sobre essa comunidade, por parte de nenhuma organização (estatal ou não), que possa direcionar qualquer esforço de melhoria com base em dados extraídos. 
Nossa pesquisa tem caráter informal, ou seja, os dados gerados não possuem validade enquanto levantamento demográfico, uma vez que não conta com profissionais habilitados e nem se propõe a tal finalidade.  O foco desta ação é dar voz às pessoas e trazer a discussão suas queixas, necessidades e observar como o morador vê sua própria realidade com a finalidade de juntos promover ações de melhorias locais.

Logo abaixo você encontra uma apresentação com os resultados compilados do diagnóstico realizado em Jaracaty, e no botão "RELATÓRIO" você tem acesso e pode fazer o download do relatório completo.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify